RFE

Regime de Fruta Escolar

A Madiguima orgulha-se de fazer parte de um projeto fundamental na promoção da saúde das futuras gerações, O  Programa Europeu do Regime de distribuição de Fruta Escolar – RFE.

Este programa  foi criado para promover o consumo de frutas e  produtos hortícolas e criar hábitos alimentares para uma dieta saudável, abrangendo os alunos desde jardins de infância até ao 1º ciclo. É inquestionável o papel fundamental que a alimentação representa na nossa saúde. Uma boa alimentação, rica em fruta e produtos hortícolas , lança as bases para uma saúde de ferro.
Adquirir bons hábitos alimentares em criança é a estratégia mais eficaz para a mudança de comportamentos a nível geracional.

A Madiguima é parceira estratégica de diferentes municípios que abraçaram este programa, fornecendo diariamente a fruta e os  produtos hortícolas nas suas escolas.

Assim nasce o projecto O Frutinhas, pelas mãos da Madiguima. Um livro em que os personagens representam os hortofrutícolas que fazem parte de uma história. Em simultâneo, uma caderneta de cromos, entregues com a fruta às crianças ao longo do ano para que o possam completar. Ao longo do ano escolar são lançados desafios às crianças de forma a tornar esta experiência participativa e envolvente. Criado e desenvolvido para apoiar e facilitar o papel dos educadores nesta demanda, reproduzindo as aprendizagens numa linguagem e comunicação adequada às crianças do primeiro ciclo. Trata-se de passar a mensagem de forma eficiente e eficaz ao público alvo a que se destina – as crianças.

O Programa Europeu do Regime de distribuição de Fruta Escolar estabelece que os hortofrutícolas fornecidos devem, preferencialmente, obedecer aos Regimes Públicos de Qualidade Certificada, ou seja, deverão ser produtos que têm uma qualidade reconhecida, nutricional e organolética (de sabores e aromas únicas), tendo sido obtidos através da otimização dos recursos naturais disponíveis, sem recurso a fertilizantes químicos e pesticidas, contribuindo para uma agricultura sustentável e para a manutenção da biodiversidade.

Certamente, já ouviu falar de produtos com rótulo DOP ( Denominação de Origem Protegida), produtos com IGP (Indicação Geográfica Protegida), produtos de Agricultura Biológica (AB), do Modo de  Produção Biológico(MPB), de Proteção Integrada(PI) ou ainda Produção Integrada (PRODI). A cada um destes regimes de qualidade certificada normalmente está associado um selo de certificação.

rfe

Recebe o Frutinhas